Seu cão deve ver o veterinário para um check-up completo, todo ano. As vacinas também devem ser programadas, muitas delas, como a de raiva, são obrigatórias na maioria das cidades.
Leis exigem que todos os cães (quatro meses ou mais) devem receber uma vacinação anual contra raiva e usar uma etiqueta de licença municipal.
Além da vacinação contra a raiva, os filhotes devem ser vacinados com uma vacina combinada (chamada de “5-in-1”) com dois, três e quatro meses de idade, e depois uma vez por ano. Esta vacina protege o filhote de cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose e parainfluenza.
Os cães são comumente expostos a vermes e infestação é possível, mesmo em áreas urbanas. Ovos microscópicos produzidos por vermes intestinais são passados pelas fezes de um cão infectado. A maioria dos filhotes, mesmo de mães saudáveis em boas casas, transportam lombrigas ancilostomídeos.
Todos os textos foram publicados em Colunas, Saúde Animal por Dr. Luiz Bolfer.
Dr. Luiz Bolfer formou-se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou-se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária na Universidade de Illinois. Atualmente é Residente em Emergência e Cuidados Intensivos no Centro Médico Veterinário da Universidade da Flórida em Gainesville.