O mel é um elemento produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, ou das secreções provenientes das partes vivas das plantas que elas recolhem, transformam, combinam com materiais apropriados, armazenam e deixam amadurecer nos favos da colmeia. Dependendo de sua origem apresentam uma variação muito grande com relação a cor, cheiro, sabor, viscosidade e cristalização. Veja como adquirir o puro mel do sertão sergipano no final deste texto.
O mel é o produto mais conhecido das abelhas, e é o único alimento completo que não apodrece. Mais de 180 diferentes substâncias nutritivas foram encontradas no mel. É um alimento que os seres humanos conhecem e consomem há mais de 200 mil anos, o que fez do mesmo um alimento mítico, rodeado de lendas que o atribuem toda classe de virtudes curativas e nutritivas.
Em recente pesquisa, ficou demonstrado que das 100 pessoas com mais de 100 anos, mais de 80% se alimentam de mel. A ação do mel sobre a longevidade humana, se deve não só à sua alta ação energética, mas especialmente às enzimas, vitaminas e a presença de elementos químicos, importantes para o bom funcionamento do organismo humano, denominados oligoelementos, e saiba que nele estão a maioria dos elementos minerais essenciais para o organismo humano, especialmente os oligo-minerais ( ex. selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio). Estes oligo-minerais tem um papel semelhante às velas de ignição de um carro, no processo químico da vida. Só isto já é um bom motivo para substituir o açúcar refinado pelo mel.
O mel é um alimento energético de alta qualidade. A ingestão de mel permite uma alimentação imediata e intensiva de todo o sistema muscular, especialmente os músculos do coração, através da glicose invertida. Por outro lado, a frutose, o açúcar das frutas, existente em grande quantidade no mel, é armazenado no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar. Por isso é uma fonte energética muito importante para os atletas e para os idosos.
O mel é melhor tolerado pelo diabéticos do que o açúcar de cana, porque 40% do mel é frutose, o açúcar das frutas, bem menos prejudicial aos diabéticos. Crianças alimentadas com mel, não sofrem de cólicas, porque o mel é absorvido imediatamente, não possibilitando o ataque das bactérias intestinais e formação de gases, como acontece quando a alimentação é feita com açúcar de cana. Ele é indicado no tratamento de anemias, como regulador intestinal e no tratamento de doenças respiratórias.
Uma propriedade plenamente reconhecida do mel é seu poder anti-séptico que unido ao seu poder demulcente, fazem que o mel seja um excelente cicatrizante e protetor da pele, sendo muito empregado topicamente em queimaduras e feridas. Saiba que as suas propriedades anti-sépticas provêm da presença de ácidos orgânicos, por exemplo, o ácido fórmico e principalmente da peroxidase, formada a partir da glico-oxidase. Por ação da peroxidase, forma-se oxigênio nascente que impede o desenvolvimento de bactérias e bacilos. Pela ação desta enzima e pela sua grande osmoralidade, o mel com baixa umidade está sempre isento de bactérias.
O mel protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células e prevenindo a formação do fígado gorduroso (cirrose hepática). Ele tem propriedades de laxante suave e é muito eficaz no tratamento das doenças respiratórias. Uma administração regular de mel, ajuda a prolongar e dar uma melhor qualidade de vida aos idosos
A cristalização do mel puro, de abelhas mesmo é fato comum, não quer dizer que a ele foi acrescentado calda de açucar. Grave bem: Mel puro cristaliza mesmo! A cristalização não modifica suas propriedades, podendo o mel ser ingerido mesmo cristalizado. Suas vitaminas e enzimas permanecem intactas. Quando se desejar descristalizá-lo, deve-se colocá-lo em Banho Maria à 40°C (calor suportável quando se põe a mão dentro da água) e descristalizá-lo lentamente. O mel não deve ser aquecido acima de 40o C, para não destruir suas enzimas. Lembre-se que somente o mel puro está sujeito à cristalização, dentro de um período de tempo variável, conforme o tipo de florada, época de colheita e principalmente da temperatura, você poderá aquecer o mel até no máximo 40ºC para torná-lo líquido novamente, mas é necessário ter alguns cuidados para não alterar suas propriedades, tais como: não colocar diretamente ao fogo e sim em banho maria. Se preferir pode ser colocado ao sol, envolto por papel opaco, pois o mel é sensível a luz. No entanto, sugerimos o hábito de consumi-lo cristalizado para garantir completamente as suas propriedades naturais.
Desde os mais remotos tempos da antiguidade o mel tem se apresentado como a grande solução alimentar para o homem. É um dos alimentos mais ricos do mundo e é usado desde a pediatria até a geriatria, prolongando a vida, tonificando músculos, tecidos, nervos e órgãos em geral. É de assimilação instantânea pelo organismo sendo por isso recomendado para toda a insuficiência orgânica.
Aqueles que usam mel diariamente são beneficiados por uma resistência incomum às doenças infecciosas bem como por uma vida isenta de dores e angústias causadas pelo mau funcionamento das funções vitais no organismo. Não é preciso usar muito, basta uma colher de sopa rasa ao dia.
O mel é um produto biológico muito complexo a sua composição varia notavelmente como conseqüência da florada que lhe deu origem, e das condições climáticas de cada região. A diferença entre um mel e outro resulta fundamentalmente da quantidade e qualidade de plantas que florescem e produzem néctar. Em muitos casos há uma flora que predomina nitidamente em alguns méis, conferindo-lhes características muitos peculiares, com sabor e coloração . Desta maneira, quando falamos "este mel é de eucalipto" queremos dizer que as abelhas utilizaram somente o néctar das flores do eucalipto, elaborando um mel com características próprias de cor, sabor e densidade; já o mel silvestre que é multifloral, mudará totalmente suas características de acordo com a vegetação da região e a época do ano que as abelhas visitarem as flores.
Sempre dê preferência por um mel que destaque a florada predominante, com certeza você terá um paladar superior aos dos méis misturados e homogeneizados, como os que se vendem em supermercados. Além disso, procure comprar diretamente de um apicultor profissional, pois ninguém melhor do que ele para tirar suas dúvidas sobre este maravilhoso alimento.
O mel quando coletado e manipulado dentro de normas que conservem suas propriedades naturais é composto basicamente por açucares, água, sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, proteínas e alguns segredos que o homem não consegue imitar.
Valor Nutritivo do Mel
1 Kg de MEL é igual a : 50 ovos OU 1,7 Kg de carne Bovina OU 90 bananas OU 5,4 Kg de maçãs OU 40 laranjas OU 2,6 Kg de peixe OU 750 g de queijo OU 5,6 litros de leite OU 900 g de cenoura. E agora? Está dando mais valor ao mel puro de abelhas? Aprenda que mel misturado não é mel. Ele tem que ser puro e de fonte confiável.
Elementos Constituintes do Mel: Levulose 40,5 % + Proteínas 1,5 % +Dextrose 34,0 % + Sacarose 1,9 % + Água 17,7 % + Cinzas 1,5 %
Enzimas e Vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, BC, C, G, H, PP 2,9 %
Mel e seus derivados
O mel é um elemento produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, ou das secreções provenientes das partes vivas das plantas que elas recolhem, transformam, combinam com materiais apropriados, armazenam e deixam amadurecer nos favos da colmeia. Dependendo de sua origem apresentam uma variação muito grande com relação a cor, cheiro, sabor, viscosidade e cristalização.
Como Consumir:
O mel é um alimento nobre e deve ser consumido diariamente. O consumo diário de mel, em algumas culturas, está associado à longevidade. Consuma no lugar da margarina no pão, no biscoito, no lugar do açúcar se realmente precisar adoçar, pois o ideal é consumir sucos e cafés sem adoçar.
Um aspecto também comprovado decorrente do consumo de mel é o aumento da resistência do organismo a uma série de enfermidades, entre as quais gripes, bronquites e resfriados.
O frasco deve sempre estar bem fechado (para não perder o aroma), em lugar sem umidade (para evitar fermentação) e nunca na geladeira.
Muitas pessoas se dão bem consumindo também uma colher de sopa de mel com leite morno antes de dormir, mas por favor, que o leite seja de soja, pois leite de gado é para bezerros. Além de calmante, auxilia o bom funcionamento intestinal.
É necessário ter alguns cuidados para não alterar suas propriedades, tais como: não colocar diretamente ao fogo. Se preferir pode ser colocado ao sol, envolto por papel opaco, pois o mel é sensível a luz.
Propriedades do mel:
Atenção:
Temos o mesmo fornecedor de mel há mais de onze anos, ele é competente no que faz, homem correto em quem se pode confiar para se obter um mel puro, de qualidade ímpar, é mel obtido da abelha europa e das floradas do sertão nordestino.
Se desejar experimentar o sabor inigualável de um mel puro, daqui do sertão sergipano, basta enviar e-mail solicitando, com seu endereço com CEP, que retornaremos com o valor do litro de mel + o frete.
Anote nossos dados para efetuar o pagamento:
Banco do Brasil
Ag. 1603-9 - C/c 35955-6
Favorecida: Malva Barros Oliveira
Valor: A ser especificado
Anexar comprovante de depósito ou transferência bancária ao e-mail malva@infonet.com.br.
Após o OK do Financeiro seu mel será enviado a você.
Malva Barros Oliveira
Fitoterapeuta - Trofoterapeuta
Nosodioterapeuta e Iridóloga
malva@infonet.com.br
Aracaju/SE