Criar um Site Grátis Fantástico
Batedeiras de Bolos
Batedeiras de Bolos

Quando minha mãe era mocinha, não era boa para fazer bolos, cresceu e piorou na arte de boleira. Eu nasci e ela continuava a fazer bolos queimados, mal assados ou solados. Só havia uma essas três opções, e ela não tinha domínio sobre qual sairia naquele dia. Tudo era suspense. Tão ruins eram que a gente nem podia torcer por um deles... Às vezes, me lembro que torcíamos que queimasse, assim a parte que se poderia comer seria menor. Eu saí a ela. Não faço bolos, faço grolos. Ruins de dar gosto, mas todos comem calados e depressa, acho que é para acabar logo.

Quando termino de assar um bolo, já aviso: A responsabilidade de não deixar este bolo perder é de vocês, e saio de perto.

Foi com a triste constatação de que como boleira sou uma boa blogueira, que senti vontade de ter uma batedeira. Mas como sei que mesmo estando perto de meu anioversário ninguém me dará uma, resolvi comprar uma batedeira de bolos.

Minha nora tem e ela, que não sabia nem fazer grolos, está fazendo bolos ótimos. Vai ver que sou do tempo de que toda mulher tem que ter batedeire... Olha eu fazendo graça.

Comecei a olhar os tipos de batedeira e cheguei à conclusão de que preciso saber antes se eu realmente preciso de uma batedeira e se precisando, de que tipo seria? Resolvi formular um questionário que serisse para mim e para você, veja.

O que eu quero fazer com uma batedeira além de grolos ou bolos? Humm... disseram-me que dá para fazer claras em neve fofinhas, mas o que vou fazer com tantas claras em neve? Disseram que dá para fazer até deliciosos pães, mas para que eu vou querer fazer pães se eu só gosto do pão jacó que vende aqui e do pão pisado de pé que vende no interior da Bahia?

Mas afinal, o que levar em conta na hora de adquirir uma batedeira? Faça o teste e descubra se precisa mesmo e qual é o modelo mais adequado para o seu perfil.

1) Você lembra de quando foi a última vez em que você assou um bolo?

  1. Não lembro
  2. Nunca assei bolo.
  3. Numa festa de quem mesmo?
  4. No mês passado.
  5. Faço bolos com frequência para servir na hora do lanche.

 

2) Na sua opinião, a batedeira serve para quê?

  1. Bater massa de bolo.
  2. Bater massa de bolo e fazer clara em neve.
  3. Bater massa de bolo e de pão, fazer clara em neve, preparar chantili.
  4. Bater todo tipo de massas, chantili, clara em neve, sorvetes, purês, glacês, patês, bolos salgados, tortas.

 

 

3) Você costuma preparar bolos ou tortas confeitados?

  1. Nunca fiz.
  2. Gostaria de aprender.
  3. Só em ocasiões muito especiais.
  4. Sempre que posso. Adoro servir bolos vistosos.
  5. Vivo disso.

4) Como você classifica seu nível de habilidade na cozinha?

  1. Péssima. Nunca seguraria o marido pelo estômago. Ele não fica sem anti ácido...
  2. Regular.Tenho meus dias bons e outros nem tanto.
  3. Bom. Dificilmente queimo alguma coisa ou uma receita não dá certo.
  4. Ótimo. Tenho realmente queda para o ofício.

5) Se você for fazer salada de legumes, você os corta encostada na pia?

  1. E onde mais eu iria fazer isso?
  2. Sobre a mesa da cozinha.
  3. Na sala, porque a mesa é grande.
  4. No cantinho da minha cama, vendo TV.

Veja bem, pelas suas respostas eu nem preciso dizer que você precisa ou não precisa de uma batedeira de bolos. Eu, por mim, cheguei à conclusão de que como vou aniversariar na semana da páscoa, quero de presente um grande ovo, de um bom chocolate, macio, daquele que derrete na boca. Sei que todos vão amar a idéia e tendo chocolate, quem vai querer fazer ou comer grolo?

Mas tem aquelas que realmente precisam de uma boa batedeira de bolo e para ajudá-las reuni algumas marcas famosas e espero que você que tem uma delas mande seu comentário a respeito da eficiência de cada uma e das deficiências também. Não contem comigo para isso, pois como disse acima, puxei à minha mãe.

 

Alguns modelos de batedeira de bolo:

Batedeira de boloBatedeira de bolo, modelo simples:  Para quem raramente Você raramente faz bolos e não tem muito espaço. Sua batedeira deve ser simples, não precisa ter muitos modelos de batedores, nem muitas velocidades (duas ou três são o suficiente). Ela também pode ser completamente portátil – assim você leva para a sala, para o quarto... Mas se você é completamente sem prática na cozinha, é aconselhável adquirir um modelo com base antiderrapante, assim ela ficará firme e não dançado sobre a mesa e você não destruirá a cozinha quando resolver fazer bolo.


Batedeira de bolo           Sem sombra de dúvida você é a tal, merece uma batedeira planetária. Ela tem rotação ao redor da tigela, possibilitando que os ingredientes sejam misturados de forma homogênea. Os modelos planetários também possuem motor mais potente do que as batedeiras convencionais. Não se esqueça também dos diversos modelos de batedores – e dê preferência àqueles confeccionados em policarbonato: eles possuem formato especial para preparar massas mais encorpadas. 

 

Batedeira de bolos   E você que ficou no meio termo, que é quase uma profissional na arte de fazer bolos,  pode investir sem sombra de dúvidas em uma batedeira com diversas opções de velocidade (a partir de cinco). Alguns modelos vêm com tigelas extras também. E sabe o que é bom nestas? Você pode optar por uma batedeira com alimentador acoplado à tigela, ele que permitirá que os ingredientes sejam adicionados à massa com a batedeira em movimento, garantindo facilidade no preparo sem atrasar o andamento da receita. Se quiser diversificar bastante seus pratos, veja também se a batedeira oferece mais do que dois modelos de batedores. É isso aí, comece uma nova profissão e ganhe sua independência econômica. Sei de muita gente que vive e vive bem desta arte.

 

 

COMENTÁRIOS:

Mande e-mail para malva@infonet.com.br  (copie e cole )contando como é sua cozinha, fabricante, modelo, material, cor, e se está satisfeita com ela e também se não estiver, diga o motivo. Conte-nos quais os equipamentos que ela tem, as marcas de cada um, seu grau de satisfação com eles. Aqui é um lugar para você se expressar, dizer o lado bom e o lado ruim das aquisições feitas. Alegre-se ou desabafe. Nós publicaremos aqui seus comentários. Mas veja, se você mandar um comentário é porque está de acordo com a exibição dele neste site.

1º Comentário: 

Minha ex futura batedeira de bolo foi a compra pouco sonhada, mas também foi a mal sonhada, o sonho passou tão rápido como um meteoro, não se tornou realidade. Mas ainda bem, ou seria uma tralha empatando meu reduzido espaço na cozinha. Depois de pesquisar algumas batedeiras, se eu tivesse que comprar uma, seria bem simples, pois detesto desperdícios. Batedeira boa, cheia de recursos é para quem tem o dom da confeitaria e eu sou uma mera fazedora de grolos.

 

Malva Barros Oliveira
Aracaju/SE
malva@infonet.com.br